O Autor

António Aleixo Pais Vacas de Carvalho nasceu a 19 de Janeiro de 1941 em Montemor-o-Novo.

Formou-se em Engenharia Mecânica no IST em Lisboa e trabalhou, cerca de 40 anos, numa Metalomecânica de projecto e fabrico de equipamento pesado para barragens e de material circulante de caminho de ferro, a Sorefame, depois adquirida pela Bombardier. Foi mais de 10 anos Chefe do Gabinete de Estudos de Material Circulante e Coordenador de projectos de investigação europeus, Safetrain (este um projeto com 14 parceiros de 8 países, que foi candidato ao prémio Brite Euram de 2001) e Safetram.

Casado desde 1966, reside em Montemor-o-Novo e Lisboa.Foi director, largos anos, do Club de Montemor e fundou a Conferência Vicentina de Montemor. Foi presidente do Conselho Fiscal da Sociedade de S. Vicente de Paulo e da Associação das Obras Assistenciais dessa Sociedade.

O autor publicou anteriormente “O Fracasso de um processo – A Reforma Agrária no Alentejo”, o primeiro livro publicado sobre as ocupações ilegais de terras no Alentejo de 1975 a 1977, “Forcados Amadores de Montemor” (1990), o primeiro livro alguma vez escritor sobre forcados, “O Mundo do Bem” (2003) e “Lavradores de Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal”, genealogia e história (2011).